MARIA JOAO & CARLOS BICA QUARTET
by on Settembre 16, 2020 in Jazz

Maria João e Carlos Bica são dois nomes incontornáveis quando se fala do jazz português.

A colaboração entre estes dois nomes maiores do jazz português remonta à década de 80 e ficou registada nos álbuns Conversa (1986) e Sol (1991).

Depois de 10 anos a tocarem juntos e muitos concertos pelo mundo fora, os seus caminhos separaram-se. Agora, passados 25 anos, voltam-se a reunir-se com a cumplicidade de André Santos (guitarra) e João Farinha (teclas), dois dos mais talentosos músicos de uma nova geração de músicos portugueses, para em palco partilharem as canções do mundo.

Maria João, cantora possuidora de um estilo único, tornou-se num ponto de referência no campo da música improvisada. Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe, não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da actualidade. Unânimes no aplauso, crítica e público nomearam-na “uma voz levada às últimas consequências”, declarando-a “uma cantora que não pára de evoluir”. A carreira de Maria João, tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize.

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do Jazz europeu. Entre os vários projectos musicais que lidera e para além das suas participações em outras áreas como teatro, cinema e dança, o seu trio AZUL com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor.

Maria João – voz

Carlos Bica – contrabaixo

André Santos – guitarra

João Farinha – piano e teclados

http://mariajoao.org/home

http://www.carlosbica.com

2014 JamSession © All rights reserved.